Mais de 1500 alunos em atividades do SABE

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Em apenas três dias, o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas, da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, proporcionou atividades de promoção da leitura junto de mais de 1500 alunos do concelho de Torres Novas.
 
No dia 12 de março, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho marcou encontro com cerca de 250 alunos dos 3.º e 4º anos (Cofinanciado pela Médio Tejo Comunidade Intermunicipal, no âmbito da Candidatura do PEDIME). Formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros infanto-juvenis e a colaborar em revistas e jornais.É autor de livros como A cidade que queria viver no campo, A fuga da ervilha ou Porque é que os animais não conduzem?. Na mesma data, a companhia de teatro O Sonho apresentou os espetáculos Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente para quase 300 alunos do 9.º ano (Espetáculo burlesco onde a junção das artes circenses, da dança, canto e interpretação, tem sido o segredo do seu êxito. A encenação criou um espetáculo divertido e apelativo, sendo um dos momentos altos a interatividade com o público, o que provoca grande entusiasmo na assistência.) e a A farsa de Inês Pereira, também de Gil Vicente, para cerca de 330 alunos do 10.º ano, ambos no Teatro Virgínia.
 
No mesmo local, no dia 13 de março, quase 340 alunos do 7.º ano assistiram à peça Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira pela mesma companhia. Inspirado na narrativa popular, com semelhanças ao enredo de Rei Lear de Shakespeare, esta peça conta-nos a história de um rei bondoso, Leandro, duas filhas más, Amarílis e Hortênsia, uma filha boa, Violeta, e um bobo fiel.
 
No dia 14 de março foi a vez de 300 alunos do 5.º ano assistirem à peça O Príncipe nabo, de Ilse Losa, pela Companhia de teatro O Bolhão no auditório da BMGPL.
 
O SABE visa promover hábitos de leitura e competências nas literacias, com o objetivo último de oferecer às crianças, adolescentes e jovens do concelho de Torres Novas, naturalmente inseridos no processo educativo, e à comunidade em geral, os meios necessários para que possam tornar-se alunos e cidadãos esclarecidos e intervenientes, no caminho da plena cidadania.


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