SABE no final do 1º período

logotipoSABE_2018_19-02.png

Há professores e alunos que deixam saudades!

Foi com esta sensação que terminámos as atividades neste primeiro período escolar, engrandecidas pelos sorrisos dos alunos e pelos agradecimentos dos professores.

Com contos, estórias e histórias tradicionais do legado popular e História do nosso passado nacional e local que enriquecemos e comprovámos os conhecimentos dos alunos dos 1º aos 4º anos.

Partindo do que os alunos dos 1º e 2º anos entendem sobre o que é um conto tradicional, através de um jogo gigante, colocámos perguntas tais como: “Como descobriu o patinho feio que estava diferente?” ou “Quando estavam quase a desesperar, os dois irmãos encontraram uma casa especial. Porquê?”.

Esta atividade tem como nome a Casa dos livros e é inspirada no livro Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp (Livros Horizonte), que desmistifica nos alunos o medo de ler em voz alta. Conversámos, então, sobre a importância das bibliotecas, da leitura, dos livros e do que de positivo estes guardam. Num segundo momentoatravés de um jogo gigante “À descoberta dos livros” levámos os alunos numa autêntica aventura pelos mais conhecidos contos infantis de todos os tempos. Lá estão Alice nos País da Maravilhas, a Branca de Neve, a Cinderela, a Bela Adormecida, o Pinóquio… ou, por exemplo, o Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau.

Para os alunos do 3º ano demos a conhecer o livro As grutas que não são grutas, escrito por Jorge Simões e ilustrado por Alexandra Sirgado (edição do Município de Torres Novas) e conversámos sobre o património histórico e natural do nosso concelho. A leitura da história permitiu-nos conversar com os alunos sobre as grutas de Lapas, sobre a sua possível origem e evolução. Numa segunda parte, recorrendo ao clássico jogo (mega) 4 em linha de estratégia e inteligência, colocaram-se aos alunos questões relacionadas com os elementos básicos do património local, histórico e natural do concelho de Torres Novas e do meio-físico em geral (ar, água, rochas, solo e seres vivos), conteúdos letivos ministrados na disciplina de Estudo do Meio.

Com os alunos do 4º ano de escolaridade conversámos sobre o que se entende por passado local e nacional e quais os vestígios desse legado no nosso concelho. Demos também a conhecer o livro As grutas que não são grutas como exemplo de um conjunto patrimonial local mais singular do nosso país e terminámos a atividade com o jogo mega 4 em linha, colocando-se aos alunos questões relacionadas com o passado local e nacional, como o conhecimento de personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local.

Tendo como palavras-chave:  Leitura, Livros, Património natural, Geologia, História Local e História nacional, ensinámos e comprovámos os conhecimentos dos alunos, ficando todos mais ricos porque aprendemos, uns com os outros, divertidamente.

No 2º e 3º período escolar estas atividades têm continuidade. A seu tempo daremos notícias.

E Boas Festas a todos!

 


Eventos

fevereiro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28