SABE ao final do 2º período letivo

 

b_0_280_16777215_01_images_Sabe_nossavolta_andante.jpg

Com a finalidade de promover a leitura e diferentes aprendizagens em todas as suas diversas manifestações, o 2º período letivo foi repleto de diversas iniciativas a que se associaram alunos, professores, escolas e companhias de teatro:


1.    Deu-se início a uma das viagens de consolidação das atividades, desenvolvidas em contexto de sala de aula, no 1º período destinada aos alunos do 3º ano de todas as escolas dos dois agrupamentos escolares:
Lapas as grutas que não são grutas: para consolidação de aprendizagens feitas sobre os temas apresentados na atividade, relacionados com o património local e com o currículo escolar, convidaram-se os professores e alunos a realizar uma visita orientada às Grutas de Lapas. À tarde, para comparação e compreensão do que são grutas naturais e artificiais, os professores e alunos visitaram as grutas naturais existentes no concelho vizinho da Batalha, Grutas da moeda (c/ participação no workshop sobre rochas e visitas guiada às grutas e ao Centro de Interpretação Científico-ambiental das grutas).

2.    Foram apresentados espetáculos de teatro para os diversos anos de escolaridade, considerando que estes, de resposta ao currículo escolar, são um instrumento de apoio à aprendizagem dos alunos. Durantes os meses de fevereiro e março foram realizados os seguintes espetáculos:
Teatro Bzzzoira Moura (alunos do pré-escolar) / O gigante egoísta (alunos do 3º e 4º ano. Espetáculo comparticipado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no âmbito do PEDIME) / Leandro, Rei da Helíria (alunos do 7º ano) / Auto da Barca do Inferno (alunos do 9º ano) / Farsa de Inês Pereira (alunos do 10º ano) / Episódios da vida romântica Os Maias (alunos do 11º ano) /A Pessoa de Fernando (alunos do 12º ano).

3.    Comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil, 2 de abril, de uma forma "desconcertante":
Durante a parte da manhã a Associação Artística Andante apresentou um concerto feito de poesia, música magia, heróis, pings e bongs, bailados de mão e… silêncio. Andante (des)Concertante um concerto de palavras, onde a música e a poesia transformaram o momento num acontecimento único, melodioso, enigmático e surpreendente para alunos do 4º ano da EB1 de Santa Maria e Centro Escolar de Visconde S. Gião (espetáculo comparticipado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no âmbito do PEDIME).
À tarde decorreu um encontro com o autor, pintor e cartoonista Hélder Dias, autor de A minha história de Torres Novas em banda desenhada e Torres Novas no tempo de D. Manuel. Foi um excelente pretexto para uma conversa sobre história e património material e imaterial de Torres Novas. No final, o autor e os alunos ilustraram um painel gigante sobre Torres Novas e provaram algumas especialidades gastronómicas que estiveram para degustação na sala polivalente da biblioteca. Esta iniciativa destinou-se a uma turma do 3º ano do Centro Escolar de Visconde de S. Gião e foi realizada no âmbito das Prova de Aptidão Profissional da aluna Diana Lacão do Curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional de Torres Novas.

4.    Comemorou-se a Semana da Leitura  pelas Bibliotecas Escolares dos dois Agrupamentos Escolares, razão para terminar este período numa iniciativa que associou a leitura, a música e o cinema:
Encontro com o escritor para apresentação do seu romance musical O dia em que o mar voltou. Um espetáculo único em que literatura, cinema e música se juntaram e onde a história foi contada em cinema de animação intercalando com temas musicais do livro cantados ao vivo pelo autor.

O 3º período letivo está quase a chegar e com ele mais iniciativas e atividades se vão aguardar.


Eventos

setembro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30