SABE no segundo período letivo

b_0_280_16777215_01_images_Sabe_nossavolta_ABI_1.jpg

O SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares iniciou os seus trabalhos, neste segundo período letivo, promovendo a apresentação de peças de teatro relacionadas com os conteúdos programáticos e as obras literárias abordadas nos 9º e 11º anos de escolaridade: Auto da Barca do Inferno de Gil VicenteFrei Luís de Sousa de Almeida Garrett, espetáculos protagonizados pela companhia de teatro Arte D’ Encantar.

Para trás deixou um período escolar com forte atividade nas Bibliotecas Escolares da Rede de Biblioteca de Torres Novas com atividades de promoção do livro e da leitura para o pré-escolar e 1º ciclo, como:
Chiu, estou a ler!
Obra apresentada: Chiu, estou a ler!, de John Kelly e Elina Ellis, editora Minutos de Leitura. Com o recurso a fantoches criados, parte-se para a leitura da história em voz alta. Após a leitura, conversa-se com os alunos sobre a importância das bibliotecas, da leitura, dos livros e do que positivo estes guardam.

A volta ao mundo das crianças
Obra apresentada: Diário de um migrante, de Maria Inês Almeida e Ana Sofia Gonçalves, editora Dinalivro.
1ª parte, desafio: Leitura da história, permitindo um diálogo intercultural com os alunos sobre outras realidades, outras culturas e outras políticas, possibilitando o desenvolvimento de uma forma integrada e global, de crianças migrantes e refugiadas. 2ª parte, desafio: Através de um jogo gigante “A volta ao mundo das crianças” levam-se os alunos a aprender de forma coletiva, partilhando ideias e experiências, sobre o que é a cidadania e a vida em sociedade. Temas como as migrações, o racismo, a igualdade de género, os direitos da criança, ou curiosidades sobre países e as suas especificidades culturais, serão vividos pelos próprios alunos num divertido jogo gigante em que as crianças são os próprios peões.

À descoberta do ambiente
Obra apresentada: A água e a águia, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska, editorial Caminho.
1ª parte, desafio: Leitura da história, que numa escrita poética, conta o que fizeram as águias para vencer a sede e devolver a água ao vale e às montanhas, recorrendo à diversidade linguística e vocabular que caracteriza esta obra. 2ª parte, desafio: Através de um jogo gigante “À descoberta do ambiente” que leva as crianças a refletir sobre as boas práticas ambientais, desenvolve-se uma abordagem ao meio ambiente e à forma como todos podemos contribuir, de forma ativa, para a sua preservação. As energias alternativas, a reciclagem, a preservação dos recursos naturais, são assuntos chaves deste jogo.

 


Eventos

janeiro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31