H de História pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

b_0_280_16777215_01_images_Sabe_nossavolta_natal.jpg

Alguns acontecimentos da História de Torres Novas, contaram-se ao ritmo dos peões que avançaram e retrocederam nas casas do jogo, À descoberta de Torres Novas e das pedras lançadas sobre as ilustrações do Livro, Lapas, as grutas que não são grutas. As mais recentes atividades em contexto de sala de aula do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, realizadas durante o primeiro período letivo, divulgaram acontecimentos, pormenores e datas da História de Torres Novas. Levaram-se questões que se colocaram sobre as mesas das salas ou das Bibliotecas Escolares.

Acreditamos, sobretudo, que o que é hoje divulgado, assim, sobre Torres Novas será perpetuado no tempo, no sentido em que ficará registado pelos alunos. Neste exercício de fugir desse efémero ato de ler, associamos-lhe outros conhecimentos e ativamos outras faculdades que permitem aos alunos, cronologicamente, recuar no tempo e estabelecer ligações entre o passado e o presente.

Deste modo, com o ano civil a terminar, impõe-se o balanço final das nossas iniciativas, durante este período escolar. O registo das atividades realizadas, através de diversas fotografias que apresentamos neste álbum, torna prova evidente que o importante não é o quanto damos, mas o quanto nos dedicamos a dar. Reconhecemos que experienciar, ao longo destes anos, o contacto com os alunos e professores e as aprendizagens que alcançámos é o retorno da tentativa de promoção da leitura que vamos ensaiando ao longo destes anos, da promoção das bibliotecas, públicas e escolares, junto da comunidade letiva. Este privilégio que temos, fruto do nosso trabalho contínuo deverá ser compreendido à luz dos considerandos e missões-chave do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, fortalecendo e consolidando a importância do papel das bibliotecas na comunidade local porque a escola, e todos os seus intervenientes, fazem parte dela e são também os presentes e futuros utilizadores das nossas casas

Assim, para ilustrar memórias futuras, criámos este álbum de fotografias em construção com o decorrer do ano escolar, como registo das leituras e dos momentos que vamos fazendo ao longo do presente ano letivo.

 


Eventos

maio 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31