Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, sendo o seu novo edifício o resultado do Contrato-Programa celebrado a 24 de Março de 2004 entre a Câmara Municipal de Torres Novas e o Ministério da Cultura, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

A Biblioteca Municipal de Torres Novas deve a sua existência a José Maria Dantas Pimenta que em 1882 (então vereador da Câmara) ofereceu os primeiros volumes ao município. O livro intitulado Movimento dos Livros da Biblioteca, em que consta a data de inscrição do primeiro leitor, 2 de Janeiro de 1883, atesta que a instituição começou a funcionar nesse ano.

Curiosamente, o primeiro leitor foi Gustavo de Bívar Pinto Lopes e ainda nesse ano a Câmara incumbiu José Maria Dantas Pimenta de adquirir livros em Lisboa, reservando para o efeito uma verba de 50 escudos. Do edifício dos Paços do Concelho passou a biblioteca para a capela do Palácio Mogo, em 1933, já sob a orientação de Gustavo Pinto Lopes, que em 1935 seria convidado para assumir o cargo de conservador e reorganizar a biblioteca e o museu, na presidência de Carlos de Azevedo Mendes.    Em 20 de Junho de 1937 a biblioteca ocuparia, com o museu, o edifício do Largo dos Combatentes, onde ficaria precisamente um quarto de século, para em 11 de Janeiro de 1962 regressar, de novo, ao Largo do Salvador, para o edifício deixado livre pela primitiva Escola Industrial de Torres Novas.  Após ter estado instalada em vários edifícios, 70 anos depois, a Biblioteca Municipal encontrou o seu espaço próprio num moderno edifício construído de raiz, inaugurado a 28 de Novembro de 2008.  Três eixos determinam o carácter deste novo equipamento: a sua inserção municipal, a integração nacional na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e a promoção dos princípios universalistas consagrados pela UNESCO, no âmbito do Manifesto para as Bibliotecas Públicas, cujas finalidades e estratégias são aplicadas a toda a estrutura funcional.

A nova Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com uma localização central na cidade e um enquadramento único no desenho urbano de Torres Novas, dispõe de uma área útil de cerca de 3200 m2. Foi concebida com a preocupação de articular todas as zonas funcionais destinadas aos seus utilizadores, respeitando os princípios de acessibilidade aos espaços, serviços e conteúdos. Do seu programa, saliente-se a integração de dois serviços estruturantes e complementares ao desenvolvimento da sua missão junto de todos os torrejanos: o Arquivo Municipal.

A Biblioteca, com os seus espaços, serviços e valências, prossegue uma estratégia de promoção do desenvolvimento local e regional, assumindo-se como um equipamento dinâmico, nova referência cultural e de sociabilidade para toda a população do concelho.

Visão

Um concelho competitivo e singular nos diferentes contextos regionais, nacionais e internacionais, através dos valores culturais, entendidos nas suas diferentes vertentes, das expressões artísticas à educação, do desporto ao património, da história ao associativismo, da promoção da leitura ao conhecimento do território.

Missão

Articular serviços, equipamentos e unidades orgânicas, na perspetiva da melhoria dos serviços da cultura prestados aos munícipes, da promoção da sua qualidade de vida e possibilidades de desenvolvimento pessoal.

Objetivos

There is no other institution than libraries that can fit very well into feeding the information and knowledge needs of mankind. As such libraries should become the center of human civilization in this new millennium.

Knowledge Conference 2005: Making libraries relevant, Pustaka, Nigéria, 6-8 de Julho

Comungando do espírito do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, as Bibliotecas Municipais de Torres Novas, constituídas pela Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, Biblioteca Manuel Simões Serôdio e demais unidades administrativas, têm como objetivos de atuação:

◾Fomentar a ideia de uma sociedade democrática através da prossecução contínua e permanente de objetivos de educação, cultura, formação e lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos seus cidadãos;

◾Estimular o gosto pela leitura e a compreensão do mundo em que vivemos;

◾Criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística, proporcionando o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo;

◾Conservar, valorizar, promover e difundir o património bibliográfico, em especial o respeitante ao fundo local, contribuindo para reforçar a identidade cultural da região;

◾Difundir e facilitar documentação e informação útil e atualizada, em diversos suportes, relativa aos vários domínios de atividade, satisfazendo as necessidades do cidadão e dos diferentes grupos sociais.

 Evidenciados nos seguintes aspetos:

◾Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância;

◾Apoiar a educação individual e a autoformação, assim como a educação formal, informal e não formal a todos os níveis, de modo tendencialmente gratuito e universal;

◾Promover a aprendizagem ao longo da vida, a cultura, a informação e o lazer em torno do livro e da leitura;

◾Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;

◾Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;

◾Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas; ◾Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural, das artes e do espetáculo;

◾Fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural;

◾Apoiar a tradição oral;

◾Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;

◾Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;

◾Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;

◾Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

 

 

 

 

Eventos

agosto 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31