Blogue RBE

Blogue RBE - SAPO Blogs
  1. eXelearning: programa open source para criar recursos educativos

    exe.jpg

    eXeLearning.net | 

     

    Manual de Exe Learning

     

    O eXeLearning é um programa criado pela Universidade de Tecnologia de Auckland e pelo Instituto Politécnico Tairawhiti para criar recursos educacionais de forma simples e intuitiva, sem necessidade de grande conhecimento técnico. 

     

    O eXeLearning gera o seu conteúdo em páginas da web ou em pacotes compactados IMS, SCORM 1.2 ou COmmon Cartridge. É um software livre e aberto. 

     

    O eXeLearning permite a criação de um tutorial da web com uma página com um menu lateral dinâmico, além de editar páginas com conteúdo multimídia, personalizar o tutorial por meio de diferentes folhas de estilo e exportar como um site. O tutorial desenvolvido pode ser integrado ao Moodle através do Scorm.

     

    Referência: Arévalo, J. (2016). eXelearning: programa open source para crear recursos educativosUniverso Abierto. Retrieved 21 August 2018, from https://universoabierto.org/2016/09/29/exelearning-programa-open-source-para-crear-recursos-educativos/

  2. Como despertar a criatividade | angélica sátiro

     

    Como despertar a criatividade
    Angélica Sátiro · Pedagoga especialista em criatividade

     

    Angélica Sátiro dedicou mais de trinta anos da sua vida à educação. É autora de mais de 200 livros pedagógicos para crianças e de inúmeras publicações sobre criatividade e pensamento crítico na infância.
     
    Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona, ​​Mestre em Criatividade Aplicada pela Universidade de Santiago de Compostela e pós-graduada em Pedagogia Filosófica pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Uma forte defensora do incentivo ao pensamento criativo em crianças, Angélica defende um sistema educativo capaz de combinar o reflexivo e o autónomo. Como ela explica, "se em casa e na escola o ambiente é sempre a repetição do mesmo, como sevai desenvolver a criatividade?".
     
    Como especialista internacional neste campo, assegura que no campo educacional "fala-se muito de criatividade; mas, infelizmente, ainda está no discurso e pouco na prática ". Foi palestrante, criadora e assessora de projetos de inovação educacional em mais de uma dúzia de países da América Latina, assim como na Espanha e em outros países europeus. Uma pesquisadora incansável, outra de suas linhas de trabalho é a chamada "Filosofia para crianças". Para ela, "a situação quotidiana é uma oportunidade para as crianças aprenderem a pensar criativamente".
     

    Referência: Cómo despertar la creatividad. (2018). BBVA Aprendemos Juntos. Retrieved 21 August 2018, from https://aprendemosjuntos.elpais.com/especial/como-despertar-la-creatividad-angelica-satiro/

  3. Viagem ao interior de um cabo submarino | vídeo

     

    Muitas pessoas pensam que a transmissão de dados é via satélite. No entanto, 99% dos dados que consumimos viajam através de cabos submarinos que ligam o planeta inteiro. Mas nós realmente sabemos como esses gigantes subaquáticos funcionam?

    Descubra mais sobre cabos submarinos aqui.

     

    Referência: Viaje al interior de un cable submarino - Blogthinkbig.com. (2018). Blogthinkbig.com. Retrieved 19 August 2018, from https://blogthinkbig.com/onlife/viaje-al-interior-de-un-cable-submarino

  4. Inteligência artificial – as máquinas que aprendem sozinhas | eBook

    IAi.jpg

    Nome do autor: Pablo Rodríguez Canfranc 
    Data: 29-11-2017

     

    Descrição:

    A evolução da inteligência artificial nas últimas décadas tem criado programas e algoritmos que não só executam mecanicamente tarefas agendadas, mas também são capazes de aprender com a experiência, assim como os seres humanos, podem fazer julgamentos e tomar decisões. Essa inteligência, que ultrapassa a capacidade humana, representa novos desafios desafiando os argumentos da ficção científica.

     

    Top Hits é uma coleção de caso da Fundación Telefónica, que visa trazer para a sociedade as vantagens de viver num mundo digital e o papel da cultura digital como um fator enriquecedor de transformação que alimenta o talento inovador e criativo das pessoas. Para o efeito, cada volume da série examina tendências e fenómenos de hoje relacionadas com redes de tecnologia e comunicação, a fim de identificar as mudanças que podem trazer problemas à nossa vida, que aparentemente são modismos, mas são a ponta de lança das transformações sociais e económicas mais profundas.

     

     

    Referência: Telefónica, F. (2018). Detalle publicación | Fundación Telefónica EspañaFundaciontelefonica.com. Retrieved 19 August 2018, from https://www.fundaciontelefonica.com/arte_cultura/publicaciones-listado/pagina-item-publicaciones/itempubli/622/

     

    Conteúdo relacionado:

     

  5. Para uma educação inclusiva - manual de apoio à prática | dge

    inclusao.png

     Download |

     

    Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, (versão inglesa),  que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão de todos e de cada um dos alunos, a DGE edita o Manual de Apoio à Prática cuja finalidade é a de apoiar os profissionais na implementação do novo regime jurídico da educação inclusiva, assim como apoiar os pais/encarregados de educação na sua colaboração com a escola.

     

    ler mais >>

     

    Referência: Educação Inclusiva: Decreto-Lei n.º 54/2018 e Manual de Apoio à Prática | Direção-Geral da Educação. (2018). Dge.mec.pt. Retrieved 18 August 2018, from http://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-inclusiva-decreto-lei-no-542018-e-manual-de-apoio-pratica

Eventos

agosto 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31